domingo, 26 de setembro de 2010

IDENTIDADE DOS TOCOISTAS




        MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS  
(Êxodo 20:3-17 e Deuter.  5:7-27)

1.     Não terás outros deuses diante de mim;
2.     Não farás para ti imagem de escultura... Não a curvarás, nem a servirás;
3.     Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus em vão;
4.     Lembra-te do dia do Sábado para o santificar;
5.     Honra  o teu  Pai e a tua Mãe para que se prolonguem os teus dias;
6.     Não matarás;
7.     Não adulterarás;
8.     Não furtarás;
9.     Não dirás falso testemunho contra o teu próximo;
10.  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertence.

PRECEITOS DA IGREJA CRISTO
(S. Mateus 22:36-40, S.  Lucas 10:25-27)

1.     Obedecer e respeitar as autoridades e a Bandeira Nacional;
2.     Obedecer e respeitar os patrões. (Timóteo 6:1-2);
3.     Respeitar toda gente. Não restituir o mal à aqueles que nos querem perseguir por amor ao evangelho de Cristo;
4.     Defender a Pátria contra os inimigos que procuram atacar-nos;
5.     Não filiar-se a nenhum partido político que não seja verdadeiramente Cristão;
6.     Pagar os impostos, porque o próprio Cristo também pagou o seu imposto. S. Mateus 17:24-27;
7.     Visitar os enfermos e os desamparados;
8.     Amar o próximo como a si mesmo.



  PRINCIPAIS DEVERES DOS MEMBROS DA
 IGREJA DE CRISTO

Todo Tocoista Deve:

·      Cumprir e fazer cumprir as leis da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, os preceitos, os ensinamentos de Jesus Cristo, as orientações do Espirito Santo, directrizes e recomendações do Dirigente;
·         Pagar as quotas e as contribuições da Igreja;
·         Dedicar-se sem reservas nas actividades da Igreja;
·         Participar em todas as reuniões da Igreja à que faz parte;
·         Ir ao culto com todos os membros da sua família;
·         Manter-se em silêncio nos cultos, reuniões e sessões de trabalhos espirituais;
·         Defender as conquistas e sucessos alcançados pela Igreja;
·         Preservar e cuidar o património da Igreja;
·         Ter um quarto em casa reservado só para as orações. Nele deve ter permanentemente um vaso com flores, um hinário, uma Bíblia Sagrada, a pomada e o perfume;
·         Possuir a sua Bíblia Sagrada e o seu hinário e fazer-se acompanhar dos mesmos em todos actos oficiais da Igreja;
·         Visitar os enfermos;
·         Receber os sacramentos da Igreja e demais assistências;
·         Dedicar a criança ao Senhor: Se for rapaz, será dedicado no (33º) trigésimo terceiro dia do seu nascimento(levitico 12:4). Caso for uma menina será dedicada no (66º) sexagésimo sexto dia do seu nascimento (Levítico 12:5);
·         Ser baptizado à partir dos 11 anos e 2 meses;
·         Participar na Ceia do Senhor;
·         Orar sempre e sempre com os olhos abertos e a cabeça erguida aos Céus. S. Marcos 6:41,  S. João 11:41, 17; 1; Salmos  121:1-8;
·         Possuir o seu cartão de identificação de membro;
           
Todo Tocoista Não Deve:

·         Prestar culto de personalidade;
·         Participar em actos mágicos, místicos e frequentar os lugares onde estes actos são praticados ou ainda comprometer-se por qualquer motivo com a magia, feiticismo e os místicos;
·         Ser servil à tradição dos antepassados (tradicionalismo) e à tudo que lhe impeça seguir a Cristo;
·         Trazer à Igreja praticas que perturbem ou desviem os Tocoistas;
·         Atribuir aos seus filhos ou parentes mais próximos  nomes negativos;
·         Fazer uso pessoal de símbolos, emblemas e signos materiais como identidade da sua crença  ou símbolo da sua fé;
·         Criar gatos, cães e porcos em sua casa;


      PRINCIPAIS COSTUMES DOS TOCOISTAS

Os adoradores de Deus da Igreja de Cristo são um Povo diferente em termos de costumes e praticas. Disto todos sabem. Esta diferen-ciação resume-se nos seguintes aspectos:

  • Os Tocoistas não fazem uso de anéis, pulseiras, colares, brincos, fios... (Isaias 3:16-23);
  • Não é admitido  o uso de calças, calções, roupas curtas e transparentes por parte das mulheres, (Deuternomio 22:5);
  • Não é admitido a prática de pinturas por parte da mulher;
  • Não é permitido a poligamia;
  • Não é permitido aos homens conservarem a barba e o bigode;
  • Não é permitido o uso de vestes de cor preta e  vermelhos;
  • Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas, de tabaco e de drogas;
  • Aos Tocoistas não é permitido chorarem os seus mortos nos óbitos ( Ezequiel 24:15-16);
  • A prática do alembamento entre os Tocoistas não é permitido;
  • O pano não faz parte da indumentária da mulher Tocoista;
  • Os Tocoistas não admitem e nem acreditam em tabus, mitos e práticas de bruxedos;
  • Os Tocoistas não fazem campas aos seus mortos;
  • Não é permitido comer sangue, gordura e perecíveis em via de deterioração (Levitico 7:23, 26-27);
  • Não é permitido frequentar farras, boates, dacing, praias e os locais de diversão que em nada contribuem para a edificação da fé do Cristão;
  • Os Tocoistas devem descalçar os seus sapatos nos lugares santos (Êxodo 3:4 -5);
  • Aos homens é recomendado o uso de gravata e casaco nos actos oficiais da Igreja;
  •  É obrigatório circuncidar a criança ao (8) oitavo dia após o seu nascimento (Levitico 12:3);
  • Durante o período de purificação, a mulher não é permitida entrar no tabernáculo do Senhor (Levitico 15:19-27);
  • É obrigatório o uso de lenço (véu) na cabeça por parte das mulheres em todos os actos oficiais da Igreja ( I Corintos 11:5-6, 10);
  • É obrigatório abençoar os alimentos antes de serem servidos;
  • É obrigatório fazer a oração quando acorda e se deita, quando sai e regressa à casa, às 00h00, as 04, as 08, as 12, as 16 e 20 horas.
  • A dança espiritual dos Tocoistas é Nkembu. Aos Cristãos não é permitido fazerem parte da dança nas festas dos mundanos.

 ESTRELA DA ALVA

A estrela é o principal símbolo de identidade dos Tocoistas. Ela simboliza a virtude do Espirito Santo e a esperança de uma vida eterna e melhor.
Este é o maior património que África possuí em relação aos demais continentes  e que deve ser muito bem preservada por todos nós. Ela nos identifica sobremaneira no contexto das Nações.

As oito quinas (pontas) representam as oito nações do mundo que Jeová Deus designou desde os primórdios para O representarem no mundo, à saber: Babilónia, Egipto, Grécia, Roma, França, Alemanha, Inglaterra e EUA.


Estes são os principais elementos que constituem a identidade dos Tocoistas e  que confundem os adoradores de Deus da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, por ser uma identidade relembrada do povo eleito de Deus.

IRMÃO(Ã), PARTICIPE NA DEFESA
 E DIVULGAÇÃO DO TOCOISMO.
AGUARDAMOS POR TI

Edição e impressão – GCNET

Distribuição: GCNET

Caixa Postal 2861-Luanda/Angola
Bairro Palanca, zona 12 - Kilamba Kiaxi, rua I nº 35


*** Setembro-2004 ***




SÍNTESE CRONOLÓGICO DO TOCOISMO

Pela passagem de mais um 25 de Julho que se avizinha, rendemos glória a Jeová Deus, seu filho e Espírito Santo porquanto possibilitaram aos presentes a assistência desta festividade ligada a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “OS TOCOITAS“, enquadrada na jornada comemorativa aos 61 anos de evangelização, desde que a Igreja foi  relembrada em 25 de Julho de 1949.

IRMÃOS(ÃS)

Falar dos 61 anos de existência dos Tocoístas pressupõe o conhecimento cronológico do historial da Igreja e consequentemente do seu precursor, pelo que atendamos pelo resumo cronológico:

1- À 24 de Fevereiro de 1918 nasce Simão Gonçalves Toco, na Sanzala de Banza Zulumongo (Maquela do Zombo) no sobado de Banza Mpambu, no norte de Angola, sendo baptizado no rio Lusengele pelo Reverendo Arthur Enock Guest em Kibocolo no dia 1 de Agosto de 1931.
            2- À 10 de Outubro de 1933, Simão Gonçalves Toco é enviado para Luanda a fim de dar sequência aos seus estudos no Liceu Salvador Correia de Sá, onde termina no ano de 1936. De realçar que este desde o ensino primário até a conclusão do ciclo liceal a sua formação sempre esteve sob responsabilidade da Sociedade Missionária Baptista.
            3- Em Fevereiro de 1937 Simão Gonçalves Toco regressa a Kibocolo e passa a exercer aí as funções de professor, sendo transferido para Município do Bembe no ano de 1938 para exercer as mesmas funções até ao ano 1942, ano em que renúncia continuar a exercer as tais funções por motivos financeiros.
            4- Em Fevereiro de 1943 Simão Gonçalves Tôco chega a Leopoldville actual Kinshasa R.D. Congo, onde no dia 5 de Abril do mesmo ano, cria o Coro Kibocolo iniciando com 12 rapazes.
            5- Ano de 1945 Simão Gonçalves Tôco, passa dedicar-se a profissão de relojoeiro.
            6- Aos 06 de Julho de 1946 teve inicio a conferencia Internacional Missionária Protestante, realizada em kalina-Leopoldoville (Kinshasa do qual tratou-se questões ligadas ao progresso, liberdade e aumento da luz divina no Continente Africano. Nesta Conferencia destaca-se a participação especial do Côro de Kibocolo. No tocante aos delegados a Conferência destaca-se a participação especial  de três angolanos a saber: O Reverendo Gaspar, o Pastor Josué Chiula Chipenda, e o Professor Simão Gonçalves Tôco. Nessa conferência participaram povos de diversas raças e línguas de todo Mundo, muita coisa foi tratada sobre a educação geral dos Africanos, isto é, o aumento da civilização, a igualdade de oportunidades, etc, etc, e finalmente o aumento da luz do Evangelho de Cristo. Antes que a conferência terminasse, foram escolhidos na parte Angolana, três pessoas à fim de que dirigissem a oração à Deus, nomeadamente Reverendo Pastor Gaspar de Almeida, o Reverendo Pastor Jesse Chiula Chipenda e o Senhor Dirigente Simão Gonçalves Toco. A primeira pessoa pediu à Deus o aumento da instrução, educação, progresso, etc; A segunda pediu na sua oração à Deus, a igualdade de oportunidade e a prospecção de dinheiro como o homem branco. A terceira, o Dirigente senhor Simão Gonçalves Toco foi aconselhado pelos Missionários Dr. Tucker da Missão do Dondi no Huambo, já falecido e o Dr. Breecheé da Missão Filafricana de Kalukembe que não pedisse muita coisa senão o Espírito Santo, a fim de que convertesse o povo Africano que se encontrava nas trevas do pecado, porque sem a força do Espírito santo África continuaria na mesma. Este pedido do Espírito Santo não deveria ser feito por um estrangeiro, mas sim por um Africano escolhido precisamente pelos Missionários que trouxeram a palavra de Deus em África. Foi assim que o Dirigente senhor Simão Gonçalves Toco pediu à Deus na sua oração a força do Espírito Santo em África e o aumento da palavra de Deus.
7- Aos 16.09.1946 cria a Associação do Conselho das Populações do Zombo (ACPZ) e em 1948 inicia a preparação dos Evangelistas no Coro de Kibokolo, administrando várias matérias bíblicas e de língua Inglesa, formação esta que culmina com a Relembrança da Igreja de Cristo em África, como consequência directa da descida do Espirito Santo, aos 25.07.1949
8- Em Julho de 1949 Simão Gonçalves Tôco participou na festa do Jubileu alusivo aos 50 anos da fundaçao da sociedade Missionária Baptista de Kibocolo-Angola.
9- No dia 25 de Julho de 1949 na rua de Mayengue casa n° 159 Simão Gonçalves Tôco na companhia 3x12=36-1 =35 pessoas, por volta das zero horas concretiza-se o pedido de Espírito Santo solicitado em 1946 em Kalina na Conferência Missionária. A meia noite precisamente, ouviram um grande ruído e viram uma luz. Muitos começaram a tremer, outros a falar diversas línguas que outrora não conheciam e a ver coisas maravilhosas que nunca tinham visto: pegavam ferros em brasa, tições acesas e não se queimavam. Muitos possuídos pelo Espirito Santo, iam a correr em suas casas a busca de muitas variedades de feitiços e coisas de origem mágicas com que dominavam os outros, vendendo-os misteriosamente a outras terras ou com que matavam pessoas com vista a se enriquecerem, etc. Muitos segredos foram descobertos pela acção do Espírito Santo. Foi a partir dessa data em que a Igreja de Nosso senhor Jesus Cristo no Mundo foi relembrada.
            10- Aos 22 de Agosto de 1949 Simão Gonçalves Tôco casa com a Dona Maria Rosa, e opta o apelido do seu esposo e passa assim a chamar-se Maria Rosa Tôco, sendo este 1° casamento realizado na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo do Mundo, acto celerado pelo Ancião e Conselheiro da BMS de Itanga, senhor Tumissungu Cardoso. Deste casamento nasceram duas filhas: a Ilda e a Esperança.
            11- Simão Gonçalves Tôco em companhia de seus fiéis são expulsos da BMS aos 09.09.1949 e presos pelas autoridades coloniais Belgas no Congo em 22.10.1949 e após dois meses e meio na cadeia, são repatriados para Angola aos 09.01.1950.
            12- Aos 9 de Janeiro de 1950 o Dirigente é expulso à Angola juntamente com um grupo composto de 82 pessoas e posteriormente são expulsos mais outros grupos, de acordo com o seguinte despachos do Governo Colonial Belga, datado de 8 de Dezembro de 1949 que se transcreve:
            “Atendendo a que os indígenas originários de Angola, cujos nomes a seguir se indicam, praticam e manifestam o desejo de continuar a praticar os ritos de uma doutrina mística-religiosa hierarquizada, pregando uma ordem nova que sob o reino de um novo Cristo derrubará as autoridades e os poderes actuais para tomar o seu lugar e fazer reinar a justiça;
“Entendendo a que estas práticas são de natureza a perturbar profundamente a tranquilidade e a ordem pública, sobretudo na cidade indígena de Leopoldville, cujo volume das populações permitiria a extensão extremamente rápida e perigosa destas doutrinas subversivas;
“Atendendo a que se verifica que este movimento mistico-religioso apresenta afinidade evidente com as doutrinas espalhadas pela Associação ´Watch Tower’, e que se provou que o seu chefe, Simão Gonçalves Toco, está enfeudado a esta Associação como se concluí na sua correspondência com a sede de Watch Tower em Nova York;
“São expulsos do Território da Colónia do Congo, que deverão deixar num prazo de 8 dias, a contar a data de assinatura deste despacho.”
            13- Em Angola, os portugueses procuram encontrar forma astuciosos para extinguir em INSJCM utilizando o método de dividir e espalhar os Tocoístas nas seguintes localidades de Angola: Colonato Vale do Loge, Luanda, Benguela, Cabinda, Moçamedes, Sá Bandeira, Cela Jau, Caconda, Chibia, Porto Alexandre, Baia dos Tigres. Também foram enviado para S. Tomé, Índia sendo Simão Gonçalves Tôco deportado para Portugal, Açores em 1963. Neste mesmo período, a 13 de Dezembro de 1950,  os Mais Velhos Mavembo Sebastião, Makuikuila Manuel, Kula David, Kanga Pedro, membros do grupo de 12 Mais Velhos, Ti Afonso Botage, etc e sua família foram transferidos a Benguela onde fundaram a Igreja de Benguela.
14- Com a queda do colonialismo Português em Angola, graças a luta armada e espiritual do povo Angolano contra a ocupação de Angola pelos Portugueses durante cinco senhor Simão Gonçalves Toco regressa triunfal e definitivamente em 31 de Agosto de 1974 à sua querida Pátria, vindo do arquipélago dos Açores, Portugal aonde fora desterrado, depois de lá ter cumprido a pena que durou 11 anos. Neste mesmo ano o governo português reconhece a INSJCM.
            15- Por causa do mal entendido que houve entre a Igreja e o Governo da RPA, os trabalhos da Igreja são novamente encerrados e o Dirigente reduz todos os grupos ao menor número de 3 à 4 pessoas para resolverem certos problemas e em seguida dar a conhecer as suas soluções aos demais.      Mais tarde, o Dirigente nomeia um grupo de 6 à 28 pessoas para oração e para estarem em contacto com as outras Classes, Tribos e os 12 Mais Velhos. Este grupo ultimamente veio a auto-intitular-se “Cúpula de Anciãos e Conselheiros da Direcção Central”.
            16- Com a realização da festa organizada pelo Coro de Kibokolo aos 25.12.1982, Toco celebra a última Ceia com os Tocoistas e despede-se neste dia do seu povo.
17- No dia 01 de Janeiro de 1984, aos 66 anos de idade, na sua residência sita na Travessa do Algarve nº 18-Bairro da Terra Nova em Luanda perece o Professor/Dirigente Simão Gonçalves Tôco, tendo sido enterrado à 10 de Janeiro do mesmo ano na localidade de Ntaya (Maquela do Zombo) após uma caravana ter partido de Luanda transladando os seus restos mortais aos 08/01/1984.
            19- Quando em 22 de Abril de 1984 a Cúpula termina os 90 dias, o senhor Panzo Firmon declara que já não haveria mais unidade no seio da Igreja e também eles não poderiam trabalhar com o Governo e o Partido. Estava assim implantada a divisão da INSJCM.
            20- No dia 19 de Janeiro de 1987 efectua-se a eleição dos novos representantes na Igreja na Banca do Militante da Secretaria do Estado da Cultura, onde são votados os quatros Representantes da Igreja, a saber: 1º Senhor Luzaissu António; 2º Senhor Muanga Pedro João; 3º Senhor Vumambo David; 4º Senhor Panzo Firmon. Apesar da Injustiça na contagem de votos, os 12 Mais Velhos aceitaram mesmo assim a ordem acima referida. Mas estes não formar uma única Direcção da Igreja, pois o Senhor Luzaissu António Lutango não queria a formação da nova Direcção da Igreja e continuou a inclinar-se ao lado da Cúpula, não obstante a insistência e os conselhos dos 12 Mais Velhos de reestruturação da Direcção da Igreja. Foi assim que os 12 Mais Velhos (Igreja mãe) deram por “sem efeito” a representação do Senhor Luzaissu António Lutango e do Panzo Firmon.
21- Em 15 de Fevereiro de 1987 rebenta as confusões da Terra-Nova e a Igreja é suspensa por ordem do governo da RPA. Suspensa a Igreja, os 12 Mais Velhos dirigem uma exposição ao Camarada Ministro da Justiça e ao BP do MPLA-Partido do Trabalho, manifestando o quadro real da Igreja.
22- Em Fevereiro/Março de 1992 o governo faz sair um reconhecimento da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo de forma tripartida;
            23- A 11 de Janeiro de 1996, teve inicio um processo de reconciliação e reunificação da Igreja, processo que como outros anteriores terminou num fracasso, desta vez com o anúncio a 22 de Novembro de 1998, que a unificação entre os Tocoístas ocorrerá só com a vinda de Nosso Jesus Cristo.
            24- De lá para cá, cada Direcção continua orando isoladamente, não obstante ter se verificado a unidade entre a Cúpula e os irmãos do Ntemu proclamado em 31.08.2000 pelo irmão Afonso Nunes.

Hoje, 61 anos passados desde o memorável 25 de Julho de 1949, resta-nos pedir a virtude do Espírito Santo para que habite sobre nós e dê paz para todos, Ámen.  

                        A BEM DA IGREJA
                       
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E-mail:tocoismo.universal@tocoismo.org
*** Julho-2010 ***

As formas como de Deus e o Espírito Santo se manifestam diante do homem

V JORNADAS DE REFLEXÃO SOBRE
A VIDA E OBRA DE SIMÃO GONÇALVES TOCO
(A TRAJECTÓRIA LONGA E PROBLEMÁTICA DO TOCOÍSMO)

As formas como de Deus e o Espírito Santo se manifestam diante do homem

Há muitas maneiras de Deus se comunicar com os homens:

1-     Encarnação: foi a melhor maneira que dominou o contacto de Deus com os homens no passado muito remoto. Nestes casos o Anjo de Deus tornava-se Homem e comunicava-se com os enviados de Deus na terra. Nesta forma de Deus comunicar-se com o Homem no passado, houve alguns atropelos; pois sabemos que o ser humano, feito imagem e semelhança á Deus, é capas tanto de coisas boas como de coisas más. Génesis 32: 23-31.
2-     Sonho: quando a pessoa dorme, o Espírito de Deus vem e entra em comunicação com o Espírito desta mesma pessoa fazendo-lhe andar pelos caminhos mais tenebroso onde ninguém por esforço pessoal seria capas de penetrar aos mais profundos segredos da vida do mundo. Nesta forma de comunicação nos vêem vários avisos para afastar as pessoas da maldade, assim como nos trazem ensino de sabedoria dos acontecimentos sobre os três tem (passado, presente e futuro), Daniel 8: 18-19). O sonho foi e será e continua a ser a fonte onde muitos cientistas buscaram o conhecimento das grandes obras ou coisas que hoje existem no mundo. Muita gente que esta na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo já teve sonhos maravilhosos carregados de ricas mensagens ou anúncios e etc. Mas por não saberemos significados acabaram por não regista-lo.
3-     Visão: quando a pessoa é arrebatada os seus sentidos, então o espírito de Deus abre os seus olhos e os ouvidos e revela-lhe as suas coisas. Esta pessoa pode estar junto das outras, mas só ela vê as coisas que passam; pese embora, que aos outros pode dar-se o caso de sentirem algo fenomenal que não são capazes de entenderem por não lhes ser dirigidos a eles. Actos 9:3-7.
          4- Vaticínio: Quando a pessoa é habitada de espírito de anjo, profeta ou mensageiro de Deus e transmite a mensagem ou executa obras que não seriam possíveis com simples conhecimento ou esforço dos membros da igreja. E após ter transmitido a mensagem ou executado o seu trabalho, o espírito de Deus retira-se desta pessoa que volta ao seu estado normal de consciência. Esta mesma pessoa não terá, as vezes nem tão pouco, conhecimento do que aconteceu ou se disse enquanto esteve inspirada; mas é regra aos presentes darem-lhe a conhecer.        
          5-Intuição: Quando o espírito de Deus faz subir no pensamento do homem, coisas que não estavam na sua imaginação ou plano. Estando a caminho ou no seu lugar, a pessoa sente subirem-lhe na mente instruções, soluções ou chaves das soluções e outras coisas mais sobre problemas diversos. Esta é uma forma de comunicação de Deus com os homens, muito arriscado porque nem sempre a pessoa dá conta que estão a falar-lhe. Assim sendo, a pessoa chega a desperdiçar muita coisa boa por falta de discernimento sobre quando o senhor está a falar-lhe e a sua própria imaginação.
   
São estas as formas de comunicação de Deus com os homens e que dominaram os contactos do senhor Simão Gonçalves Toko com Senhor Jeová, o Deus todo-poderoso.
          Lembramos também que Deus e seus anjos utilizaram a forma de encarnação, para manterem a sua comunicação com o seu enviado Simão Gonçalves Toko. Ninguém mais para além dele, conversou face a face com o próprio Jeová, Deus Todo-poderoso, que o ungiu para sua missão. Consulte a história da igreja.
           Se ninguém mais, para além do profeta, recebe uma revelação por intermédio de um anjo ou enviado celestial face a face, logo se pode compreender a diferença que separa um profeta e corpo vaticinador ou vate (pessoa que profetiza ou faz vaticínio) I Samuel 10:9-12 e Lucas 1:17.


Vidente: Ao lado do vate e do todo-poderoso, também aparece uma outra figura que tem o dom de ver coisas que estão além do horizonte humano; isto é, tem uma visão sobrenatural das coisas e dos acontecimentos. Nele se manifesta também uma grande vocação espiritual. I Samuel 9:9-11.Na nossa igreja existe muito destes homens, mas às vezes esses ainda não se descobriram e se já se conhecem, então aguardam pelo chamamento e colocação no seu devido lugar pelos sacerdotes que dirigem a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. 


LUANDA, JANEIRO
2009

email: gcnetoco@gmail.com

QUEM SOMOS - APRESENTAÇÃO

IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO MUNDO

RELEMBRADA EM 25 DE JULHO DE 1949

SEDE EM LUANDA ANGOLA

“OS TOKOISTAS”

CORO NOVA ESPERANÇA

APRESENTAÇÃO

O CNE foi criado no dia 26 de Abril de 1992.
O CNE surgiu para dar novo impulso as actividades das Igrejas a semelhança do que acontecera com o Coro de Kibokolo. Por conseguinte, o CNE representa também o renascimento espiritual do Coro de Kibokolo, para dar continuidade do trabalho por aquele iniciado aos 5 de Abril de 1943.

Também, o CNE, se identifica na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, como sendo o Coro dos Anjos, Profetas e Mensageiros de Deus, congregando desta forma, no seu seio, todos os Filhos dos Profetas eleitos, não segundo a carne, mas segundo o Espírito. Por conseguinte é se pode também designar de Coro dos Filhos dos Profetas.


Esta denominação tem sido combatida e alterada constantemente, por encerrar consigo todos estes significados e até  outros mais que escapam nossa própria percepção, contudo, sempre conservando a raíz Esperança. Desta forma, o Coro surgiu com a denominação de Coro Esperança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, até os meados de Março de 1992 fora forçado por um dos irmãos e mestre de Coro da Igreja a alterar a sua denominação, porque considerava que o Coro Esperança era antigo na Igreja, e para tal o actual Coro não deveria manter tal denominação; é assim que passou-se à designação de Coro Nova Esperança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo; e  nos meados de 1996, por deliberação do Secretariado Central da Igreja, passava a designação de Coro Nova Esperança Tokoísta.

Alguns responsaveis do Secretariado Central argumentavam que ao se identificar como Coro Nova Esperança da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, parecia alegar os demais grupos da Igreja para uma esperança caduca ou envelhecida. Por conseguinte, a denominação tinha de sofrer a referida alteração imposta e que o Coro se congratulara apenas, porque sabíamos que tudo que Tokoísta está identificado com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. Posteriormente, por decisão dos seus membros, tendo em conta a dinâmica empreendida que deu origem a novas áreas de trabalho, o mesmo passou à denominação de Grupo Coral Nova Esperança Tokoísta (GCNET).

Contudo, a partir do ano 2006, o Corpo Directivo da Igreja e os 12 Mais Velhos decidiram restringir a mesma denominação para “Coro Nova Esperança”.  Até a própria identidade Tokoísta foi retirada.  Também esta medida não afectou a denominação, porque explicita ou implicitamente tudo permanece como sempre foi. 

ÓRGÃOS INTERNOS
PLANO DE ACÇÃO




01




DIRECÇÃO GERAL

Órgão central de coordenação e controlo de todas as actividades do Grupo Coral Nova Esperança Tocoista, orienta os responsáveis, concebe e aprova os projectos que vem das áreas, elabora as políticas de trabalho, promove o ambiente de trabalho, busca apoio, estabelece as metas, elabora os relatórios, convoca as assembleias ordinárias e extraordinárias, promover o intercâmbio com os grupos corais de dentro e fora da Igreja, representa o GCNET na Direcção da Cultura da Igreja; prepara o GCNET para a conquista do mercado do disco e do livro com melodias e conteúdos de origem Tocoista.



02


ÁREA CORAL

Responsável de todas as actividades ligadas com o Canto; uniformização do Grupo, promoção e realização de festas musicais, produção de discos áudio e áudio visuais, visitas às igrejas, promove cursos de música, organiza e apresenta os cenários públicos de música, projecta a criação de uma academia de música, estúdio de gravação  e instrumentaliza o GCNET..



03


ÁREA DE ACONSELHAMENTO

Responsável pela educação cristã dos membros através de palestras, seminários, conversas com os membros, recolha de informações junto dos familiares sobre a conduta dos membros, promoção de diálogos, mediação e resolução de conflitos, velar pelo cumprimento da lei de Deus e dos preceitos da Igreja, projecta criar um centro de aconselhamento e escolas de ensino geral.




04



CONSELHO FEMENINO

Responsável pela educação das meninas sobre matérias de natureza específica, prestação de assistência social às parturientes, organização de palestras e seminários para abordagem de temática diversa sobre aspectos da vida familiar, velar pela higiene social e doméstica dos membros, velar pelo cumprimento da lei e dos preceitos da Igreja, projecta abrir centros de formação profissional. 




05

 

 

ÁREA DE CRIATIVIDADE E DIVULGAÇÃO


Responsável pelo incentivo a criatividade artística, promove a poesia, a prosa, elaborar e publicar cartilhas, boletins ou folhetos promocionais das manifestações recreativas e educativos com enfoque Tocoista, produção de livros, elabora os materiais de encenação, realização de entrevistas ou mesas redondas para recolha de dados de importância histórica ou doutrinário para fins de publicação em livros e discos, organização de arquivo escrito e sonoro, concepção de teatros com temática variada.

GCNET – SEMPRE PRESENTE NA IGREJA  DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO MUNDO RELEMBRADA EM 25 DE JULHO DE 1949 “OS TOCOISTAS” – LUANDA – REPÚBLICA DE ANGOLA                                                                                
UNIÃO,  FÉ   E  VISÃO


LUANDA, ABRIL DE 2007
email: gcnetoco@gmail.com