domingo, 26 de setembro de 2010

As formas como de Deus e o Espírito Santo se manifestam diante do homem

V JORNADAS DE REFLEXÃO SOBRE
A VIDA E OBRA DE SIMÃO GONÇALVES TOCO
(A TRAJECTÓRIA LONGA E PROBLEMÁTICA DO TOCOÍSMO)

As formas como de Deus e o Espírito Santo se manifestam diante do homem

Há muitas maneiras de Deus se comunicar com os homens:

1-     Encarnação: foi a melhor maneira que dominou o contacto de Deus com os homens no passado muito remoto. Nestes casos o Anjo de Deus tornava-se Homem e comunicava-se com os enviados de Deus na terra. Nesta forma de Deus comunicar-se com o Homem no passado, houve alguns atropelos; pois sabemos que o ser humano, feito imagem e semelhança á Deus, é capas tanto de coisas boas como de coisas más. Génesis 32: 23-31.
2-     Sonho: quando a pessoa dorme, o Espírito de Deus vem e entra em comunicação com o Espírito desta mesma pessoa fazendo-lhe andar pelos caminhos mais tenebroso onde ninguém por esforço pessoal seria capas de penetrar aos mais profundos segredos da vida do mundo. Nesta forma de comunicação nos vêem vários avisos para afastar as pessoas da maldade, assim como nos trazem ensino de sabedoria dos acontecimentos sobre os três tem (passado, presente e futuro), Daniel 8: 18-19). O sonho foi e será e continua a ser a fonte onde muitos cientistas buscaram o conhecimento das grandes obras ou coisas que hoje existem no mundo. Muita gente que esta na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo já teve sonhos maravilhosos carregados de ricas mensagens ou anúncios e etc. Mas por não saberemos significados acabaram por não regista-lo.
3-     Visão: quando a pessoa é arrebatada os seus sentidos, então o espírito de Deus abre os seus olhos e os ouvidos e revela-lhe as suas coisas. Esta pessoa pode estar junto das outras, mas só ela vê as coisas que passam; pese embora, que aos outros pode dar-se o caso de sentirem algo fenomenal que não são capazes de entenderem por não lhes ser dirigidos a eles. Actos 9:3-7.
          4- Vaticínio: Quando a pessoa é habitada de espírito de anjo, profeta ou mensageiro de Deus e transmite a mensagem ou executa obras que não seriam possíveis com simples conhecimento ou esforço dos membros da igreja. E após ter transmitido a mensagem ou executado o seu trabalho, o espírito de Deus retira-se desta pessoa que volta ao seu estado normal de consciência. Esta mesma pessoa não terá, as vezes nem tão pouco, conhecimento do que aconteceu ou se disse enquanto esteve inspirada; mas é regra aos presentes darem-lhe a conhecer.        
          5-Intuição: Quando o espírito de Deus faz subir no pensamento do homem, coisas que não estavam na sua imaginação ou plano. Estando a caminho ou no seu lugar, a pessoa sente subirem-lhe na mente instruções, soluções ou chaves das soluções e outras coisas mais sobre problemas diversos. Esta é uma forma de comunicação de Deus com os homens, muito arriscado porque nem sempre a pessoa dá conta que estão a falar-lhe. Assim sendo, a pessoa chega a desperdiçar muita coisa boa por falta de discernimento sobre quando o senhor está a falar-lhe e a sua própria imaginação.
   
São estas as formas de comunicação de Deus com os homens e que dominaram os contactos do senhor Simão Gonçalves Toko com Senhor Jeová, o Deus todo-poderoso.
          Lembramos também que Deus e seus anjos utilizaram a forma de encarnação, para manterem a sua comunicação com o seu enviado Simão Gonçalves Toko. Ninguém mais para além dele, conversou face a face com o próprio Jeová, Deus Todo-poderoso, que o ungiu para sua missão. Consulte a história da igreja.
           Se ninguém mais, para além do profeta, recebe uma revelação por intermédio de um anjo ou enviado celestial face a face, logo se pode compreender a diferença que separa um profeta e corpo vaticinador ou vate (pessoa que profetiza ou faz vaticínio) I Samuel 10:9-12 e Lucas 1:17.


Vidente: Ao lado do vate e do todo-poderoso, também aparece uma outra figura que tem o dom de ver coisas que estão além do horizonte humano; isto é, tem uma visão sobrenatural das coisas e dos acontecimentos. Nele se manifesta também uma grande vocação espiritual. I Samuel 9:9-11.Na nossa igreja existe muito destes homens, mas às vezes esses ainda não se descobriram e se já se conhecem, então aguardam pelo chamamento e colocação no seu devido lugar pelos sacerdotes que dirigem a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. 


LUANDA, JANEIRO
2009

email: gcnetoco@gmail.com

Um comentário: