domingo, 26 de setembro de 2010

SÍNTESE CRONOLÓGICO DO TOCOISMO

Pela passagem de mais um 25 de Julho que se avizinha, rendemos glória a Jeová Deus, seu filho e Espírito Santo porquanto possibilitaram aos presentes a assistência desta festividade ligada a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “OS TOCOITAS“, enquadrada na jornada comemorativa aos 61 anos de evangelização, desde que a Igreja foi  relembrada em 25 de Julho de 1949.

IRMÃOS(ÃS)

Falar dos 61 anos de existência dos Tocoístas pressupõe o conhecimento cronológico do historial da Igreja e consequentemente do seu precursor, pelo que atendamos pelo resumo cronológico:

1- À 24 de Fevereiro de 1918 nasce Simão Gonçalves Toco, na Sanzala de Banza Zulumongo (Maquela do Zombo) no sobado de Banza Mpambu, no norte de Angola, sendo baptizado no rio Lusengele pelo Reverendo Arthur Enock Guest em Kibocolo no dia 1 de Agosto de 1931.
            2- À 10 de Outubro de 1933, Simão Gonçalves Toco é enviado para Luanda a fim de dar sequência aos seus estudos no Liceu Salvador Correia de Sá, onde termina no ano de 1936. De realçar que este desde o ensino primário até a conclusão do ciclo liceal a sua formação sempre esteve sob responsabilidade da Sociedade Missionária Baptista.
            3- Em Fevereiro de 1937 Simão Gonçalves Toco regressa a Kibocolo e passa a exercer aí as funções de professor, sendo transferido para Município do Bembe no ano de 1938 para exercer as mesmas funções até ao ano 1942, ano em que renúncia continuar a exercer as tais funções por motivos financeiros.
            4- Em Fevereiro de 1943 Simão Gonçalves Tôco chega a Leopoldville actual Kinshasa R.D. Congo, onde no dia 5 de Abril do mesmo ano, cria o Coro Kibocolo iniciando com 12 rapazes.
            5- Ano de 1945 Simão Gonçalves Tôco, passa dedicar-se a profissão de relojoeiro.
            6- Aos 06 de Julho de 1946 teve inicio a conferencia Internacional Missionária Protestante, realizada em kalina-Leopoldoville (Kinshasa do qual tratou-se questões ligadas ao progresso, liberdade e aumento da luz divina no Continente Africano. Nesta Conferencia destaca-se a participação especial do Côro de Kibocolo. No tocante aos delegados a Conferência destaca-se a participação especial  de três angolanos a saber: O Reverendo Gaspar, o Pastor Josué Chiula Chipenda, e o Professor Simão Gonçalves Tôco. Nessa conferência participaram povos de diversas raças e línguas de todo Mundo, muita coisa foi tratada sobre a educação geral dos Africanos, isto é, o aumento da civilização, a igualdade de oportunidades, etc, etc, e finalmente o aumento da luz do Evangelho de Cristo. Antes que a conferência terminasse, foram escolhidos na parte Angolana, três pessoas à fim de que dirigissem a oração à Deus, nomeadamente Reverendo Pastor Gaspar de Almeida, o Reverendo Pastor Jesse Chiula Chipenda e o Senhor Dirigente Simão Gonçalves Toco. A primeira pessoa pediu à Deus o aumento da instrução, educação, progresso, etc; A segunda pediu na sua oração à Deus, a igualdade de oportunidade e a prospecção de dinheiro como o homem branco. A terceira, o Dirigente senhor Simão Gonçalves Toco foi aconselhado pelos Missionários Dr. Tucker da Missão do Dondi no Huambo, já falecido e o Dr. Breecheé da Missão Filafricana de Kalukembe que não pedisse muita coisa senão o Espírito Santo, a fim de que convertesse o povo Africano que se encontrava nas trevas do pecado, porque sem a força do Espírito santo África continuaria na mesma. Este pedido do Espírito Santo não deveria ser feito por um estrangeiro, mas sim por um Africano escolhido precisamente pelos Missionários que trouxeram a palavra de Deus em África. Foi assim que o Dirigente senhor Simão Gonçalves Toco pediu à Deus na sua oração a força do Espírito Santo em África e o aumento da palavra de Deus.
7- Aos 16.09.1946 cria a Associação do Conselho das Populações do Zombo (ACPZ) e em 1948 inicia a preparação dos Evangelistas no Coro de Kibokolo, administrando várias matérias bíblicas e de língua Inglesa, formação esta que culmina com a Relembrança da Igreja de Cristo em África, como consequência directa da descida do Espirito Santo, aos 25.07.1949
8- Em Julho de 1949 Simão Gonçalves Tôco participou na festa do Jubileu alusivo aos 50 anos da fundaçao da sociedade Missionária Baptista de Kibocolo-Angola.
9- No dia 25 de Julho de 1949 na rua de Mayengue casa n° 159 Simão Gonçalves Tôco na companhia 3x12=36-1 =35 pessoas, por volta das zero horas concretiza-se o pedido de Espírito Santo solicitado em 1946 em Kalina na Conferência Missionária. A meia noite precisamente, ouviram um grande ruído e viram uma luz. Muitos começaram a tremer, outros a falar diversas línguas que outrora não conheciam e a ver coisas maravilhosas que nunca tinham visto: pegavam ferros em brasa, tições acesas e não se queimavam. Muitos possuídos pelo Espirito Santo, iam a correr em suas casas a busca de muitas variedades de feitiços e coisas de origem mágicas com que dominavam os outros, vendendo-os misteriosamente a outras terras ou com que matavam pessoas com vista a se enriquecerem, etc. Muitos segredos foram descobertos pela acção do Espírito Santo. Foi a partir dessa data em que a Igreja de Nosso senhor Jesus Cristo no Mundo foi relembrada.
            10- Aos 22 de Agosto de 1949 Simão Gonçalves Tôco casa com a Dona Maria Rosa, e opta o apelido do seu esposo e passa assim a chamar-se Maria Rosa Tôco, sendo este 1° casamento realizado na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo do Mundo, acto celerado pelo Ancião e Conselheiro da BMS de Itanga, senhor Tumissungu Cardoso. Deste casamento nasceram duas filhas: a Ilda e a Esperança.
            11- Simão Gonçalves Tôco em companhia de seus fiéis são expulsos da BMS aos 09.09.1949 e presos pelas autoridades coloniais Belgas no Congo em 22.10.1949 e após dois meses e meio na cadeia, são repatriados para Angola aos 09.01.1950.
            12- Aos 9 de Janeiro de 1950 o Dirigente é expulso à Angola juntamente com um grupo composto de 82 pessoas e posteriormente são expulsos mais outros grupos, de acordo com o seguinte despachos do Governo Colonial Belga, datado de 8 de Dezembro de 1949 que se transcreve:
            “Atendendo a que os indígenas originários de Angola, cujos nomes a seguir se indicam, praticam e manifestam o desejo de continuar a praticar os ritos de uma doutrina mística-religiosa hierarquizada, pregando uma ordem nova que sob o reino de um novo Cristo derrubará as autoridades e os poderes actuais para tomar o seu lugar e fazer reinar a justiça;
“Entendendo a que estas práticas são de natureza a perturbar profundamente a tranquilidade e a ordem pública, sobretudo na cidade indígena de Leopoldville, cujo volume das populações permitiria a extensão extremamente rápida e perigosa destas doutrinas subversivas;
“Atendendo a que se verifica que este movimento mistico-religioso apresenta afinidade evidente com as doutrinas espalhadas pela Associação ´Watch Tower’, e que se provou que o seu chefe, Simão Gonçalves Toco, está enfeudado a esta Associação como se concluí na sua correspondência com a sede de Watch Tower em Nova York;
“São expulsos do Território da Colónia do Congo, que deverão deixar num prazo de 8 dias, a contar a data de assinatura deste despacho.”
            13- Em Angola, os portugueses procuram encontrar forma astuciosos para extinguir em INSJCM utilizando o método de dividir e espalhar os Tocoístas nas seguintes localidades de Angola: Colonato Vale do Loge, Luanda, Benguela, Cabinda, Moçamedes, Sá Bandeira, Cela Jau, Caconda, Chibia, Porto Alexandre, Baia dos Tigres. Também foram enviado para S. Tomé, Índia sendo Simão Gonçalves Tôco deportado para Portugal, Açores em 1963. Neste mesmo período, a 13 de Dezembro de 1950,  os Mais Velhos Mavembo Sebastião, Makuikuila Manuel, Kula David, Kanga Pedro, membros do grupo de 12 Mais Velhos, Ti Afonso Botage, etc e sua família foram transferidos a Benguela onde fundaram a Igreja de Benguela.
14- Com a queda do colonialismo Português em Angola, graças a luta armada e espiritual do povo Angolano contra a ocupação de Angola pelos Portugueses durante cinco senhor Simão Gonçalves Toco regressa triunfal e definitivamente em 31 de Agosto de 1974 à sua querida Pátria, vindo do arquipélago dos Açores, Portugal aonde fora desterrado, depois de lá ter cumprido a pena que durou 11 anos. Neste mesmo ano o governo português reconhece a INSJCM.
            15- Por causa do mal entendido que houve entre a Igreja e o Governo da RPA, os trabalhos da Igreja são novamente encerrados e o Dirigente reduz todos os grupos ao menor número de 3 à 4 pessoas para resolverem certos problemas e em seguida dar a conhecer as suas soluções aos demais.      Mais tarde, o Dirigente nomeia um grupo de 6 à 28 pessoas para oração e para estarem em contacto com as outras Classes, Tribos e os 12 Mais Velhos. Este grupo ultimamente veio a auto-intitular-se “Cúpula de Anciãos e Conselheiros da Direcção Central”.
            16- Com a realização da festa organizada pelo Coro de Kibokolo aos 25.12.1982, Toco celebra a última Ceia com os Tocoistas e despede-se neste dia do seu povo.
17- No dia 01 de Janeiro de 1984, aos 66 anos de idade, na sua residência sita na Travessa do Algarve nº 18-Bairro da Terra Nova em Luanda perece o Professor/Dirigente Simão Gonçalves Tôco, tendo sido enterrado à 10 de Janeiro do mesmo ano na localidade de Ntaya (Maquela do Zombo) após uma caravana ter partido de Luanda transladando os seus restos mortais aos 08/01/1984.
            19- Quando em 22 de Abril de 1984 a Cúpula termina os 90 dias, o senhor Panzo Firmon declara que já não haveria mais unidade no seio da Igreja e também eles não poderiam trabalhar com o Governo e o Partido. Estava assim implantada a divisão da INSJCM.
            20- No dia 19 de Janeiro de 1987 efectua-se a eleição dos novos representantes na Igreja na Banca do Militante da Secretaria do Estado da Cultura, onde são votados os quatros Representantes da Igreja, a saber: 1º Senhor Luzaissu António; 2º Senhor Muanga Pedro João; 3º Senhor Vumambo David; 4º Senhor Panzo Firmon. Apesar da Injustiça na contagem de votos, os 12 Mais Velhos aceitaram mesmo assim a ordem acima referida. Mas estes não formar uma única Direcção da Igreja, pois o Senhor Luzaissu António Lutango não queria a formação da nova Direcção da Igreja e continuou a inclinar-se ao lado da Cúpula, não obstante a insistência e os conselhos dos 12 Mais Velhos de reestruturação da Direcção da Igreja. Foi assim que os 12 Mais Velhos (Igreja mãe) deram por “sem efeito” a representação do Senhor Luzaissu António Lutango e do Panzo Firmon.
21- Em 15 de Fevereiro de 1987 rebenta as confusões da Terra-Nova e a Igreja é suspensa por ordem do governo da RPA. Suspensa a Igreja, os 12 Mais Velhos dirigem uma exposição ao Camarada Ministro da Justiça e ao BP do MPLA-Partido do Trabalho, manifestando o quadro real da Igreja.
22- Em Fevereiro/Março de 1992 o governo faz sair um reconhecimento da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo de forma tripartida;
            23- A 11 de Janeiro de 1996, teve inicio um processo de reconciliação e reunificação da Igreja, processo que como outros anteriores terminou num fracasso, desta vez com o anúncio a 22 de Novembro de 1998, que a unificação entre os Tocoístas ocorrerá só com a vinda de Nosso Jesus Cristo.
            24- De lá para cá, cada Direcção continua orando isoladamente, não obstante ter se verificado a unidade entre a Cúpula e os irmãos do Ntemu proclamado em 31.08.2000 pelo irmão Afonso Nunes.

Hoje, 61 anos passados desde o memorável 25 de Julho de 1949, resta-nos pedir a virtude do Espírito Santo para que habite sobre nós e dê paz para todos, Ámen.  

                        A BEM DA IGREJA
                       
Caixa Postal 2861-Luanda/Angola
Bairro Palanca, zona 12 - Kilamba Kiaxi, rua I nº 35
E-mail:tocoismo.universal@tocoismo.org
*** Julho-2010 ***

3 comentários:

  1. É necessario que todos conheçam essa história e façam parte dela como artistas e não como vilões! Se bem k tudo obdece as duas paretes: negro e branco; frente e verso, noite e dia, bom e mau, esperto e burro, bem e mal; grande e pequeno....assim k todos são úteis(penso)....

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO DESTA HISTORIAS UMA COISA A LEMBRAR,Dizer que a Cidade Santa do Grande Rei será erguida no Norte de Angola, tal como Toco anunciou, não tem nada de fanático. Está dito está e ponto final. E ESTA CIDADE SANTE ATE QUANDO SERA ERGUIDA ! ESPERAMOS UM SUMPTOUSO TEMPLO, COMFORME AS PALAVRAS DO PROFETA. em luanta ja tem um catredal. e A TRRA PROMETIDA O NTAYA SERA QUANDO ! obrigado

    ResponderExcluir
  3. Irmão Lucau Jonas, o que que vc diz de terra santa??? Ntaya é terra santa??? tu diz o norte... e onde fica o Sul, este oeste????

    ResponderExcluir