quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEPOIMENTO DO ANCIÃO SIMÃO LUYEYE


Vinda de Messias, Cristo e do Verbo de Deus

1. Boa tarde filhos dos profetas.  Aquilo que a Bíblia diz nunca é mentira, sempre é verdade.
2. Em S. Mateus 7:24 Cristo disse: “O homem não pode servir à dois Senhores, senão há de adorar um e desprezar o outro”.
3. Os jovens devem enten-der o que quer dizer ungido, Cristo e Messias.
4. Este Messias já era desde o principio, antes da criação do Céu e da terra, era considerado cá na terra como o Cristo que viria pela nação escolhida que esperava a vinda deste Messias ou Cristo.
5. Mas quando estava para vir, o nome mudou: Já não é Messias e nem Cristo mas sim Emmanuel, o que dizer “Deus é connosco”.
6. Como Cristo, ele era o Verbo de Deus. Como Emmanuel o Verbo se fez carne para habitar com os homens. Então ao nascer, o anjo anunciou que o seu nome seria Jesus.
7. Este homem não terminou por aí, porque dentro de-le, sempre estará o Cristo, o ungido, o Verbo e pode vir nascer noutros locais e ocasiões.
8. Simão Toco quando se encontrou com Deus, Este dis-se-lhe1: “Eu escondi a minha palavra dentro de ti”.
9. A palavra quer dizer verbo e o verbo é aquela voz de Deus. Em suma, Deus disse: “Estou a esconder a minha palavra dentro de ti”.
10. Mas nós não vamos dizer que Jesus é o Simão Toco, porque temos complexidade de dizer isto.
11. Mas de boca cheia po-demos dizer que “Deus escondeu o verbo dele e meteu dentro da costela de Simão Toco”. Isso aconteceu em Catete.
  

Eleição dos 12 Mais Velhos

12. Voltando no tema dos 12 Mais Velhos. Se aqui estivessem mais jovens e velhos, porque muita gente pergunta se o que significa “12 Mais Velhos”.
13. Simão Toco como já ouvimos aqui, foi aconselhado para escolher 12 homens sábios, mas ele não nomeou os 12 sábios intelectuais, mas sim 12 sábios, muito embora que não sabiam ler nem escrever, mas tinham sabedoria e são esses que ele nomeou.
14. Deus quando chamou Abraão, este estava sozinho. Abraão nasceu Isaac e Isaac nasceu Jacob e Jacob teve 12 filhos que transformaram em 12 Tribos de Israel. A partir dai  os 12 começaram dar o seu passo.
15. Finalmente, Jesus quando veio para fundar a sua Igreja nomeou 12 elementos. Mateus 10:1-4.
16. Já ouvimos há muito tempo a missão dos 12, esses mesmos 12 que Simão Toco nomeou no começo da sua actividade.
17. Tal como aqueles 12 que os antecederam, também estes 12 expulsavam demónios e curavam muitas enfermidades.
18. Ainda no nosso meio há Anciãos, se estivessem cá deviam testemunhar, com este poder que os 12 receberam, até hoje estão com eles.
19. Se eles hoje não operam essas maravilhas ou poderes é mesmo a vontade de Deus.
20. Vamos continuar a saber o valor dos 12. O que lemos em Apocalipse 21:10-12, que quer dizer, que o Mayamona foi levado ao alto monte e lhe mostraram a cidade grande que esta vedada com um murro alto e tinha 12 entradas2.
21. Isto quer dizer que a missão dos 12 vai continuar e continuará até a Nova Jerusalém. No que diz respeito aos 12 Mais Velhos, é que temos para dizer.

Nascimento de Jesus – o Messias

22. Falamos de ungido, Messias, Cristo e depois veio Emmanuel e Jesus. Este Messias antes de vir, já tinha sido profetizado, mas quando estava prestes para chegar, Deus mandou o anjo que veio mudar os nomes: Já é Emmanuel.
23. Quando estava para nascer, foi anunciando que o seu nome seria Jesus. Pelos seus actos, pelo seu poder, as pessoas de boa fé lhe compreenderam que ele era o Cristo - o Messias.
24. Quando ele nasceu, os sábios do mundo que enten-diam os sinais dos tempos, logo que este homem nasceu procu-ravam saber onde ele nascera,
25. vieram lhe procurar e chegando ao rei Herodes e este soube logo que este rei que os sábios procuravam era o Cristo e deste modo congregou todos sábios e doutores, perguntando onde haveria de nascer o Cristo.
26. Os sábios respondiam: “Em Belém da Judeia, porque está escristo nos Profetas” e foram buscar os livros e leram onde estava escrito em Miqueias. Então o Rei entendeu que Cristo nasceu.

Nascimento de Mayamona

27. Para simbolizar também, já no nosso tempo, quan-do Mayamona nasceu, aqueles sábios que vêm as coisas que ainda estão muito longe, lá nas terras das Europa e América,  viram a estrela3 e começaram a procurar em todo mundo.
28. Eles tomaram conhecimento de que “aquele bandido”, porque para eles, lhe chamam de bandido e começaram a lhe procurar. Vão para aqui, nada. Vão para ali nada.
29. Então reuniram e decidiram que temos que ir para África talvez nasceu lá.
30. E vieram até África e os Missionários britânicos da Baptist Missionary Society que estacionaram em Kibokolo no Uige é que lhe descobriram, mas já tinha completado 8 anos.
31. Já era uma criança esperta e sabia fugir.
32. Foi isto que aconteceu quando Mayamona nasceu. Isto nós podemos considerar de se-melhanças.

Regresso de Mayamona

       33. Toco mostrou o seu corpo e disse: “A carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, por isso eu hei de deixar este corpo que ficará na terra.
34. E outra vez quando voltar, eu mesmo Simão Toco é quem vocês hão de ver, com a mesma fisionomia”.
35. E para concretizar na Bíblia, vamos ler em Actos dos Apóstolos 1:11. E os Anjos disseram:
36. “Varões Galileus, porque estais olhando para o céu? Este Jesus que foi recebido em cima nos céus, há de vir assim como para céu  o vistes ir”.
37. O que quer dizer “quando Jesus Cristo morreu para ressuscitar não esperou o último dia?”. Depois de três dias, ele saiu do túmulo com o mesmo corpo com que foi enterrado.
38. As marcas dos pregos, a lança onde tinham lhe furado a costela, ele chegou de mos-trar aos Discípulos.
39. Mas no dia em que ele despediu-se deles, eles viram Jesus a subir e depois de desa-parecer, apareceram dois va-rões com vestes brancas e que lhes diziam:
40. “irmãos Galileus, porque estão olhando sempre para o céu? Ele não vai voltar agora mas virá depois. Da mesma maneira que o viste ir é da mesma maneira que ele voltará”.
41. É a mesma coisa. No dia da ressurreição, a primeira pessoa que vai aparecer é o senhor Simão Toco com a mesma face.
42. Será ele o Cristo? Isto é segredo de Deus. Porque Deus escolhe e manda uma pessoa para libertar a sua nação.
43. Então, se Simão Toco voltar com a mesma face e se ele vir fininho como eu, se  disser que sou eu Simão Toco, eu mesmo não vou lhe acreditar.
44. Se é ele o Cristo ou não, apenas digo que tudo isto é segredo do Deus.


1 O encontro aqui retratado é o de Catete que teve lugar em Abril de 1950. Consulte o anexo IV na pág. 63 
2 Vide anexo III
3 Refere-se a estrela de alva, principal símbolo do Tocoismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário