sexta-feira, 19 de julho de 2013

JULHO, O MÊS DA RELEMBRANÇA DA IGREJA

Para todos Tocoistas da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. Julho é o mês consagrado por Deus e que a Sua Igreja foi relembrada em Leopoldville, actual Kinshasa, 16 seculos depois dela ter desaparecido no mundo. Este feito foi protagonizado pelo coro de Kibokolo dirigido por Simão G. Toco.


A Relembrança da Igreja de Cristo ocorreu em Leopoldville em 25/07/1949, quando um grupo de 12x3-1 cristãos, membros do Coro de Kibokolo, pertencentes a Igreja Baptista Sociedade Missionária Baptista (BMS), dirigidos pelo Profeta Simão Gonçalves Toco e reunidos em oração, perguntaram à Deus sobre o pedido do Espírito Santo feito em 1946 na Conferência Internacional Missionária Protestante de Leopoldville[1]. Neste acto é derramado o Espírito Santo que relembra a Igreja de Cristo e toda realidade que gira em torno dela.


O Dirigente narra-nos como foi este acto: "No dia 24 de Julho de 1949, reuni 3x12=36 pessoas em Leopoldville de noite, à fim de perguntarmos à Deus se ouviu ou não a oração dirigida em 1946, sobre o pedido do Espírito Santo. Ao chegarmos à meia noite do dia 25, ouvimos um grande ruído e uma luz que nos resplandeceu. Muitos tremiam e outros falavam várias línguas. Eu não tremi, mas comecei a adquirir conhecimentos de alguns capítulos da Bíblia que não conhecia. Uma coisa estranha e de admirar, era de alguns verem coisas maravilhosas que os outros não viam. O nosso irmão Veto Dominique pegava ferros quentes em brasa e tições acesos, mas não se queimava. Eu e o primo Ntumisungu Cardoso tínhamos visto coisas que outros não viram. Muita gente habitada pelo Espírito Santo íam as corridas as suas casas, à busca de muita variedade de feitiços e outros objectos de origem mágica com que dominavam as pessoas, vendendo-as para outras terras ou matavam-nas por meios misteriosos, para se enriquecerem, etc. Não posso contar-vos tudo quanto se passou no Congo ex-Belga. Muitos segredos foram descobertos pela força do Espírito Santo[1]. Houve maravilhas nunca vistas em Angola".



[1] Daí a designação de Mbangudi mbumba - o revelador de segredos.


[1] A Conferencia Internacional Missionaria Protestante que teve lugar de 15 à 24 de Julho de 1946 em Kalina na cidade de Leopoldville, contou com a presença de várias Missões Protestantes do mundo inteiro engajadas na divulgação do evangelho e teve como finalidade proceder o balança da missionação em África e a preparação dos africanos para assumirem as suas responsabilidades eclesiásticas e políticas, perspectivando-se igualmente a unificação de todas denominações Cristãs numa só: Igreja de Cristo em África. Toco descreve-nos o que tivera acontecido neste evento: "Antes de terminar a Conferência, parece-me que faltavam três dias, na parte dos nativos de Angola, foram escolhidos três negros para dirigirem uma oração a Deus. Segundo os conferencistas, a oração não podia ser dirigida por alguém que não fosse africano. Assim, o primeiro negro orou à Deus, pedindo o «aumento da instrução, educação, o progresso, direito a unificação entre pretos e brancos, etc». Esse negro chama-se Gaspar de Almeida, Reverendo da Missão Episcopal Evangélica de Luanda. O segundo negro chamava-se Jesse Chiula Chipenda. Orientado pelos Missionários, pediu «que o negro ganhasse dinheiro como o branco». Ao terceiro, foi-lhe dito pelo Missionário, o Doutor Tucker que é Missionário da Missão do Dondi em Nova Lisboa (Huambo) e mais o Doutor Rodolphe Bréchet da Missão Filafricana de Kalukembe no Sul de Angola, para que não repetisse muita coisa na oração, mas que pedisse apenas o Espírito Santo, à fim de converter o povo africano que se encontra nas trevas do pecado, visto que sem a força do Espírito Santo, África continuaria na mesma e nunca chegaríamos a compreender o que é a civilização. Esse negro chamava-se Simão Gonçalves Toco. E eu levantei-me e pedi à Deus durante três minutos, para «mandar o Espírito Santo»". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário